Porque Aplicar na sua Empresa Controle Interno, Gestão de Riscos e Auditoria?

Andréa Walraven • 23 de setembro de 2025
No último século, o desenvolvimento, o processo de transformação da sociedade, foi exponencial. O mercado e as organizações passaram diariamente por mudanças, o que fez com que o foco na sustentabilidade fosse o eixo vital para adotar metodologias de gestão que mantivesse o crescimento e alavancasse o resultado financeiro das organizações.

A possibilidade de mudanças, as oscilações, o valor preditivo são fatores determinantes nos processos decisórios. Os gestores devem estar munidos de informações confiáveis e tempestivas que lhes deem parâmetros de comparação para tomar as decisões mais
acertadas e que não comprometam o resultado da empresa.

A gestão dos negócios é sustentada pelas ideias de controle interno e de risco, e tem como atividade principal a auditoria, que é a função administrativa integrada a planejamento, execução e controle. As atividades da gestão, associadas as atividades da auditoria, visam a tomada de decisão, baseada nas recomendações emitidas no relatório do auditor (relatório este feito após um minucioso trabalho de estudos e levantamento de evidências) o qual deve ter a qualidade necessária à evolução do processo de produção do negócio ante a crescente exigência de maximizar o desempenho e minimizar falhas dentro da organização.

O controle interno, como tecnologia para a transparência das práticas e dos resultados das organizações, é o objeto de mudanças, é a ferramenta aplicada aos processos visando manter a qualidade de serviços internos, reduzir despesas com retrabalho e com autuações, seguir as orientações legais e, inclusive, de agencias de certificações, como o ISO por exemplo.

As tecnologias para a gestão, ou a auditoria da gestão dos negócios privados ou governamentais, visam alcançar as decisões/recomendações ótimas para a melhor qualidade do controle interno por meio do estudo do risco associado às contingências e com o concomitante tratamento de suas causas e efeitos.

As respostas antecipadas e corretas para a qualidade do amanhã organizacional exigem planos alternativos de ação para maior grau de certeza quanto ao alcance de soluções. 

Auditoria voltada para o futuro. Obter a resposta correta, analisando riscos de distorções relevantes, quanto aos meios e à forma para alcance de recomendações assertivas, que influenciarão a gestão na tomada de decisão e, consequentemente, no desempenho da organização.

REFERÊNCIAS
Cartaxo, Adriana Nascimento Santos. Auditoria por resultados: uma proposta metodológica. Fonte: file:///C:/Users/User/Downloads/cartaxoadsm.pdf Acessado em 09 de janeiro de 2022.

Fernandes, Marcelo M. Além das expectativas: Auditoria de qualidade com experiência inovadora.
Fonte: https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/audit/solutions/auditoria.html?id=br:2pm:3gl:4auditoria-
2021:5awa:6audit&gclid=CjwKCAiArOqOBhBmEiwAsgeLmVHw8gc8tQnk6ddyDlldUuZ0CwP4cokFvuZPd
Q3EgUtP6cFKAi7KfxoCoYIQAvD_BwE acessado em 09 de janeiro de 2022.

NAKAMURA, W. T. Gestão: Controle Interno, Risco e Auditoria. São Paulo: Saraiva, 2013. E-book.

Andréa Lucas Walraven é especialista em Auditoria, com certificação nacional CNAI. Especializando MBA em Gestão Tributária. Contadora, Economista e Perita Contábil com certificação nacional CNPC. E-mail: contadora.andrealw@gmail.com.